A doença Monkeypox (também chamada varíola dos macacos ou Mpox) voltou a chamar a atenção da mídia devido a uma nova cepa, mais letal e transmissível. Separei 10 informações importantes para você saber:
1. O Mpox é uma zoonose, ou seja, uma doença que teve origem animal e foi transmitida aos humanos (provavelmente a partir de roedores e não de macacos).
2. A primeira infecção identificada ocorreu em 1970, com a disseminação principal na África Ocidental e Central.
3. Na quarta-feira (14/08), a OMS declarou o mpox uma emergência mundial.
4. Os sintomas incluem febre, calafrios, bolhas ou feridas na pele, dor de cabeça, dores musculares e linfadenopatia, que podem surgir entre 6 a 13 dias após a exposição.
5. A transmissão do vírus pode ocorrer por contato direto com lesões ou fluidos corporais de pessoas infectadas, como pele, secreções, e exposição prolongada a gotículas respiratórias, além de superfícies contaminadas.
6. A imunização contra o Mpox é feita de forma cruzada, utilizando a vacina da varíola. O tratamento inclui cuidados de suporte, antivirais e imunoglobulina intravenosa para vacínia.
7. Um dos maiores desafios atuais é a falta de disponibilidade da vacina, com o surto superando a capacidade de produção das doses.
8. Embora a maioria dos casos seja leve, a nova cepa (clado 1b) apresenta um risco elevado, especialmente para pessoas imunocomprometidas, com uma taxa de letalidade de até 10% e maior facilidade de transmissão.
9. No Brasil, os casos seguem estáveis e ainda não foi registrado qualquer caso da nova variante. Entretanto, devemos ficar em alerta constante, pois a variante anterior (clado 2b) continua em circulação.
10. A prevenção é fundamental!