Qualidade do ar nas doenças alérgicas
É sabido que as condições climáticas atingem a pele e as mucosas.
O Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que a umidade relativa do ar ideal seria 60%, e isso implica na saúde respiratória, ocular e dermatológica (da pele).
Pele
Baixa umidade e baixas temperaturas implicam em disfunção da barreira d apele e aumento da sucetibilidade às lesões diante de stress mecânico. Citocinas pró-inflamatórias e o cortisol liberado pelos ceratinócitos (células da última camada da pele) e o número de mastócitos (células da alergia) na pele aumentam, e a pele fi9ca mais reativa aos alérgenos (ácaros da poeira, epitélios de cão e gato, por exemplo) e aos irritantes (exposição de raios UVB, poluição, agentes infecciosos…). Desta forma, paciente com dermatites em geral e dermatite atópica tendem a ter uma piora das suas doenças.
Vias aéreas
A função das fossas nasais é de filtrar, aquecer e umidificar o ar que entra. Se o ambiente está muito seco, com umidade muito baixa, podemos “facilitar” essa função orgânica, aumentando a umidade do ar ambiente. Doenças como rinite e asma, além de conjuntivite alérgica são doenças afetadas diretamente com a baixa de umidade.
Quando usar o umidificador?
Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 60%.
Como saber a umidade relativa do ar do dia?
Sites especializados em tempo/condições climáticas da sua cidade; alguns aplicativos específicos que funcionam como higrômetro.
Quando higienizar o umidificador?
Após o uso, com água e detergente líquido. Deixe secar ao ar livre.
Qual o risco de usar umidificador de forma errada?
Riscos no paciente: Síndrome do Pulmão do umidificador ultrassônico
Existe uma doença pulmonar causada pela inalação de aerossóis formados pelos umidificadores ultrassônicos, pois esses aerossóis acabam por englobar as partículas dispersas do ar do ambiente. Desta forma, não use o umidificador sem indicação ou de forma incorreta e sem higienização.
Riscos ao Ambiente de uso: o uso excessivo do Umidificador pode aumentar a população acarina (ácaros) do ambiente e provocar a proliferação de mofo (fungos) no ambiente.
Fonte:
Adaptado de J Eur Acad Dermatol Venereol 2016; 30(20):223-49.