Quem nunca ouviu alguém dizer: “tenho alergia a esse alimento” ou “sou alérgico a poeira”, não é? Trata-se de uma condição comum entre a população mundial, com diversas causas, tipos e sintomas. Inclusive, por essa razão, não é tão simples identificá-la. Assim, é necessário que o paciente faça os testes de alergia para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento correto.
Fundamentalmente, alergia é uma manifestação excessiva do sistema imunológico. Ela acontece quando o organismo é exposto a substâncias consideradas estranhas para o corpo, chamadas de alérgenos.
Em alguns casos, as reações são tão graves, que colocam em risco a vida, como crises de asma e anafilaxia.
Não existe uma idade específica para uma avaliação com alergista, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor o paciente estará orientado, e assim terá qualidade de vida, apesar da alergia.
Quais são os tipos mais comuns de alergia?
De fato, o corpo humano pode sofrer reações alérgicas a uma série de substâncias. Em função disso, também há diversos tipos da doença. Dentre os mais comuns, destacamos:
Respiratórias
Alergias respiratórias são aquelas em que o paciente apresenta sintomas quando respira/inala substâncias sensíveis para seu organismo. Normalmente, os fatores que causam esse tipo de alergia, são:
- mofo;
- pólen de flores;
- pelos de animais;
- ácaros;
- poeira doméstica.
Além disso, alergias respiratórias são classificadas de acordo com suas causas e sintomas que provocam no paciente. A rinite alérgica, por exemplo, é bem parecida com um resfriado. Enquanto a asma, por sua vez, é caracterizada pela dificuldade de respirar diante de um alérgeno.
Alimentares
Como o próprio nome indica, alergias alimentares são aquelas em que o paciente tem reações quando entra em contato: ingere, encosta ou inala substâncias presentes em determinados alimentos. Neste caso, alguns dos principais agentes alérgicos, são:
- leite;
- ovo;
- amendoim;
- camarão;
- nozes.
Cutâneas
Dentre os tipos mais comuns de alergia, também estão as cutâneas. Elas são reações inflamatórias que aparecem essencialmente na pele, quando o paciente é exposto a algum alérgeno, como:
- desodorante e cosméticos em geral;
- extremos de temperatura: calor ou frio;
- medicamentos;
- produtos químicos;
Alergias cutâneas podem ser classificadas em diversas categorias. Uma vez que, os sintomas de alergia, a exemplo de coceira, inchaço, vermelhidão e descamação, podem estar relacionanados a uma série de quadros, incluindo:
- urticária;
- dermatite de contato;
- dermatite atópica;
- angioedema.
Insetos
Por mais que uma picada de inseto pareça inofensiva, existem pessoas que apresentam reações alérgicas graves. Isso acontece porque insetos, como abelhas, marimbondos e formigas, por exemplo, podem liberar substâncias nocivas para o organismo, provocando manifestações sistêmicas.
Então, ao ser picado por um inseto que libera alérgenos, o paciente pode apresentar sintomas mais graves, como dores de cabeça, calafrios e sensação de aperto no peito, falta de ar e perda da consciência, sendo necessário buscar atendimento médico de imediato.
Importante: ao suspeitar que tem qualquer um desses tipos da doença, é indispensável que você procure ajuda profissional para confirmar o diagnóstico, por meio dos testes de alergia.
E os testes?
Mas afinal, quais são os tipos de testes de alergia existentes? Logo abaixo, listamos quatro dos exames utilizados para diagnosticar a doença. Confira!
Provocação oral
O primeiro dos testes de alergia da nossa lista é o Teste de provocação oral. Trata-se de um exame feito quando há suspeita de alergia alimentar, no qual o paciente faz a ingestão de um potencial alérgeno. Para que, posteriormente, o especialista faça a análise da reação.
Exames de sangue
Dentre os testes de alergia mais comuns, estão os exames de sangue. Por vezes, os especialistas os solicitam para verificar se há substâncias no sangue dos pacientes que podem estar relacionadas com quadros alérgicos.
Teste de contato
O teste de contato, por sua vez, é um dos testes de alergia realizados diretamente na pele do paciente. Funciona assim: o profissional coloca vários potenciais alérgenos nas costas do indivíduo. Feito isso, espera 48h, reavalia e, após 96h avalia novamente, para verificar quais foram as reações alérgicas.
Esse tipo de teste funciona para identificar alergia de pele (dermatite de contato).
Prick test
Um dos testes de alergia mais práticos, rápido e não invasivo.. Basicamente, ele é feito por meio da aplicação de substâncias suspeitas de provocarem alergia, na pele dos pacientes. Após isso, o especialista espera 15-20 minutos para que os possíveis alérgenos entrem em contato com a pele e induzam uma reação. Então, observa-se o desenvolvimento das reações alérgicas, diagnosticando-as como positivas ou negativas.
Benefícios dos testes de alergia
Os testes de alergia são essenciais para lidar melhor com a doença. Isso porque, o especialista consegue identificar exatamente qual é o tipo de alergia que o paciente tem. Dessa forma, pode direcioná-lo para o melhor tratamento possível e auxiliá-lo a tomar medidas preventivas contra o quadro alérgico.
Além disso, todos os procedimentos são feitos com responsabilidade pelos profissionais, isto é, com o devido cuidado, com material apropriado, em ambiente controlado.
Portanto, fazer um dos testes de alergia é indispensável para prezar pela manutenção do seu bem-estar e qualidade de vida ― independente do tipo da doença.
Conclusão
Entendendo quais são tipos e testes de alergia, você pode identificar a doença com mais facilidade. Para isso, precisa procurar ajuda de profissionais qualificados.
Embora os testes de alergia sejam práticos e eficientes, o especialista escolhido é determinante para o diagnóstico e tratamento.
Por isso, agende sua consulta agora mesmo pelo nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre os exames de alergia.