Os ingredientes alérgenos e irritantes são muito comuns nos produtos de higiene e beleza. Entretanto, qual é a diferença entre um e outro? E a que prestar atenção nos cosméticos e itens usados diariamente para prevenir a dermatite de contato?
Um lábio inchado ou uma coceira ao redor da boca podem indicar alergia a um ingrediente da pasta de dente. Outro ingredientes comum também pode ressecar o couro cabeludo ressecado ou causar uma irritação ao redor de um brinco novo.
De acordo com a Sociedade Americana de Asma, Alergia e Imunologia (AAAAI), o que causa a dermatite de contato é a reação do corpo a algo que entra em contato direto com a pele mais de uma vez em uma pessoa predisposta à alergia.
Tais ingredientes geralmente não causam problemas na maioria das pessoas. Contudo, à medida que a pele se torna alérgica à substância (sensibilizada), pode ocorrer uma erupção cutânea mesmo com uma leve exposição.
Os ingredientes irritantes também podem ser alérgenos, com a diferença de que mesmo um contato rápido ou de leve com um alérgeno pode causar uma reação na pessoa que tem dermatite ao passo que a mesma substância não provoca reação na maioria das pessoas.
Ingredientes mais comuns que causam alergia ou irritação
Nos cosméticos e produtos de higiene e beleza, as fragrâncias, certos conservantes (parabenos, butil hidroxi tolueno -BHT) e outros ingredientes agressivos costumam ser uma fonte de alérgenos ou irritantes, com uso prolongado. Inclusive os comercializados como “naturais”, no caso dos óleos essenciais e extratos de plantas, que são altamente irritantes e podem causar problemas de pele.
Alguns ingredientes muito comuns nos cosméticos e produtos de higiene são:
Ácido salicílico – este ingrediente da aspirina faz parte de muitos produtos de cuidados com a pele para acne e antienvelhecimento e muitas pessoas estão descobrindo que são alérgicas a ele.
Cromatos – compostos contendo cromo estão na lista de causadores de dermatite de contato. Eles estão incluídos em cimento, couro, tintas e compostos antiferrugem.
Formaldeído – este conservante comum encontrado em cosméticos, pode ser irritante e potencialmente prejudicial à saúde quando incorporado a outros ingredientes, como nitrosaminas.
Lauril sulfato de sódio – um surfactante e um dos limpadores mais irritantes presente em creme dental, xampu, sabonetes e outros produtos de higiene pessoal.
Parafenilenodiamina (PPD) – normalmente faz parte dos ingredientes das tinturas de cabelo e máscaras para cílios. É misturado com peróxido e adicionado ao produto. Se você é alérgico à maioria das tinturas que contêm PPD, a henna, que é uma tintura vegetal, é uma opção alternativa, mas ela não pigmenta todos os tipos de cabelos.
Como escolher seus cosméticos e produtos usados diariamente.
A que prestar atenção nos cosméticos e itens usados diariamente para prevenir a dermatite de contato?
Existem algumas etapas que você pode seguir para garantir que não jogue dinheiro fora com a escolha de seus produtos.
Não tome sua decisão de compra pelo que está escrito no propaganda. Leia a lista de ingredientes.
Se o rótulo do produto tiver “totalmente natural” e tiver várias plantas listadas, pule esse produto. Muitas plantas têm efeitos colaterais e todas contêm alguma quantidade de ácido salicílico ou pesticidas.
Depois de encontrar aquele que funcionam para você, fique com ele. Não se deixe influenciar por truques inteligentes de publicidade e marketing para experimentar novos produtos, pois sua pele pode ficar sensível e se transformar em uma pele problemática.
A dermatite de contato incomoda demais os pacientes e lhes tira a qualidade de vida, porém com conhecimento, preparação e tratamento, é perfeitamente possível tratar e superar os transtornos.
Se ainda não faz o tratamento com um Alergista, é importante se consultar para uma avaliação e acompanhamento de cada caso.
Testes de alergia: conheça os principais benefícios.
Clique AQUI para fazer o download do nosso e-book Tudo sobre a Dermatite. Comece desde já a se preparar para o alívio das coceiras e irritações.
Dra. Natasha Ferraroni