A primeira coisa que pensamos quando sentimos coceira na pele, é que tal sintoma provavelmente está relacionado a algum tipo de alergia. Mas, será que isso realmente é verdade? De fato, toda coceira na pele é alergia?
Nesse texto, responderemos a essa e a muitas outras perguntas referente às causas, às opções de tratamento e aos sintomas relacionados a coceira na pele. Confira!
O que pode ser coceira na pele?
Primeiramente, saiba que nem toda coceira na pele é alérgica. Veja que o prurido aparece sempre que as terminações nervosas são estimuladas através de algum tipo de reação, seja uma picada de inseto, alergias, irritação, ressecamento e etc.
No entanto, a coceira na pele contínua pode estar relacionada à doenças, como as dermatológicas, infecciosas, metabólicas e até mesmo psicológicas.
Principais causas da coceira na pele
O motivo pelo qual uma pessoa possa sentir coceira na pele costuma envolver uma série de fatores, como por exemplo: alergias, efeitos colaterais de medicamentos, fatores genéticos e extremos de temperaturas, isso sem contar os agentes externos, como tecidos sintéticos, plantas, metais, produtos químicos, produtos de limpeza e cosméticos.
Tipos de alergias
Existem 4 tipos de alergias das quais podemos falar a respeito, são elas:
- Alergias alimentares: geralmente se manifesta com pele como urticária – placas avermelhadas elevadas que coçam, ou angioedema (inchaço em lábios, pálpebras, por exemplo)
- Alergia a picada de insetos: as picadas de insetos podem desencadear uma série de sintomas além do prurido na pele, a reação pode se espalhar e evoluir com falta de ar + perda da consciência (quadro de anafilaxia);
- Alergias a epitélios de animais: aqui, a alergia se dá por meio de uma proteína presente no epitélio ou saliva do pet;
- Alergias a medicamentos: sintomas como coceira, erupções cutâneas, urticária e angioedema (inchaço dos lábios) podem acontecer.
Como diagnosticar?
Ao sentir coceira na pele intensa e com sintomas citados acima, é recomendado fazer consulta com especialista, que vai indicar as baterias de testes de contato (Patch Tests), que consistem em exames realizados pelo Alergista para identificar a causa da dermatite de contato(eczema).
O teste de contato precisa ser realizado diretamente na pele do paciente, onde a aplicação de substâncias específicas provocará uma exposição ao alérgeno, produzindo áreas de dermatite identificáveis.
O processo é realizado em três etapas: num primeiro momento, 48 horas depois e 96 horas depois. Ao término das 96 horas é possível identificar as substâncias envolvidas na reação e é confeccionado um relatório customizado.
O ideal, indicado pela Sociedade de Dermatite de Contato Americana, que sejam testadas no mínimo 80 substâncias.
O que é o Prick test?
O Prick test é um exame rápido de alergias que permite identificar a que tipo de substâncias a pessoa tem maior sensibilidade. Diversas pessoas, ao sentirem coceira na pele, têm a indicação de realizar o Prick test para verificar se a pessoa tem algum tipo de alergia alimentar. Alguns dos alérgenos mais comumente testados são: camarão, leite, ovo, amendoim, carne de porco, soja, além de poeira doméstica, fungos do ar e epitélios de animais. Alergia a picada de inseto também pode ser identificada desta forma.
Em geral, ambos os testes são realizados no mesmo dia.
Formas de tratamento
Primeiramente, é necessário que se procure um Alergista para que ele possa te orientar adequadamente nesse sentido, identificando e aprendendo a evitar o contato com as substâncias causadoras da alergia.
Cremes e Pomadas
O uso de medicamentos tópicos para o tratamento de coceira é será indicado, se necessário, pelo médico. Lembrando que até os medicamentos podem causar alergia, por isso evite sempre a automedicação.
Logo, caso o problema persista, é fundamental que você procure por um Alergista o quanto antes, já que só ele poderá determinar o grau de seriedade da doença e indicar um tratamento adequado.
E então, o que achou do artigo? Aproveite para conferir também o artigo Para que serve e como funciona o prick teste?