Um dos modos de diagnosticar a alergia é fazendo o Prick test. Você sabia que somente 37% da população brasileira tem conhecimento sobre esse tipo de problema?
Doenças respiratórias, alergias alimentares e epitélios de animais, por exemplo, podem ser diagnosticados através deste exame. Entenda a seguir o que é o Prick test, para que serve e como funciona essa forma de diagnóstico.
O que é Prick test?
O Prick test ou como também conhecido, teste cutâneo de leitura imediata, é uma das formas mais eficazes de realizar o diagnóstico de alergias de pele mediadas pela IgE (Imunoglobulina E). Esse teste está entre um dos mais modernos e pode ajudar o paciente a fazer o tratamento adequado e ter uma vida mais saudável.
Entre os principais sintomas da alergia é possível destacar alguns como: coceira e vermelhidão na pele, inchaço dos lábios, rosto, língua ou orelhas, sensação de desconforto na garganta, nariz entupido e escorrendo, asma, etc. Realizando o Prick test, é possível determinar o motivo das manifestações deste tipo de doença.
No que diz respeito aos alimentos, o prick test pode detectar sensibilidade a: carne suína, carne de frango, carne bovina, peixe, camarão, cacau, milho, amendoim, trigo, gema e clara de ovo, leite e frações (alfa-lactoalbumina, beta-lcatoglobulina e casaína), dentre outros.
Qual idade mínima para realização do prick test?
Não existe idade mínima para realização do prick test. Os bebês com hipótese diagnóstica de alergia à proteína do leite de vaca (APLV), mesmo que tenham poucos meses de idade podem realizar o exame.
No entanto, vale ressaltar que, se os resultados forem negativos, posteriormente é prudente que sejam realizados novos testes, para uma eficiência e assertividade maior no diagnóstico.
Para a realização do teste de alergia é importante que sejam usados puntores (material utilizado no teste) e extratos padronizados. É fundamental também a presença de profissionais habilitados com material para uma eventual emergência.
O teste cutâneo de puntura é feito por um especialista alergista e, apesar de ser bastante seguro, poderá desencadear algumas reações sistêmicas.
Condições que inviabilizam o teste cutâneo
Outro ponto importante a respeito do prick test são as condições que podem inviabilizá-lo. No caso, o uso de anti-histamínicos, por exemplo, compromete os resultados.
Podemos citar outras condições que podem dificultar um bom resultado do teste cutâneo, tais como, o uso de antidepressivo, uso de betabloqueadores, presença de lesões de pele, dermografismo.
Como é feito o teste cutâneo?
Uma dúvida muito comum entre os pacientes é o modo com que o teste é realizado.
O teste é realizado na região volar do antebraço. Essa parte é aquela que não costuma ter pêlos.
No local, são colocadas os alérgenos a serem testados, além dos controles, controle positivo e o controle negativo. Em seguida, faz-se a puntura. Deve-se aguardar 15 a 20 minutos até a leitura do teste, onde será avaliado diâmetro da elevação da pápula, uma pequena protuberância na pele causada após a aplicação do teste, se o paciente for alérgico à(s) substância(s) testada(s).
Após a aplicação do teste cutâneo, possivelmente, a pele do paciente ficará vermelha e coçando. Apesar disso, é fundamental que o mesmo não venha a coçar seu braço. No entanto, não devemos esquecer que, para a realizar o prick test, primeiramente, se faz necessária a higienização do antebraço. Isso ocorre aplicando-se álcool 70%.
A elevação da pápula representa uma reação em que existe a presença do anticorpo Imunoglobulina E ( IgE) específico contra o alérgeno testado. Desta forma, consideram-se positivos os resultados nos quais o diâmetro da pápula é maior ou igual a três milímetros de acordo com o controle negativo.
Vale lembrar que a histamina sempre irá formar uma pápula maior ou igual a três milímetros. O significado do teste positivo refere-se a uma sensibilização e NÃO necessariamente à alergia.
Outro ponto importante referente ao teste cutâneo é a variação que pode ocorrer. Essa variação é chamada de “Prick to prick” onde, ao invés da utilização de extratos, o alérgeno testado é oferecido em sua forma natural, por exemplo, frutas e vegetais.
O puntor é aplicado na fruta ou vegetal fresco e, em seguida, na pele do antebraço do paciente. Esse teste é usado para saber se o paciente é sensível a frutas e vegetais.
Há pouco chegou ao Brasil um puntor múltiplo, de plástico descartável e estéril, indolor, permitindo-se testar 8 substâncias ao mesmo tempo. Geralmente este teste é usado em crianças.
É possível também reagir de maneira diferente ao mesmo teste cutâneo realizado em situações diferentes.
O prick test pode diagnosticar todo e qualquer tipo de alergia?
A resposta para essa pergunta é não. Existem diversos tipos de alergias, por exemplo, alergia a contato, alergia alimentar não IgE-mediada, entre outros.
Para detectar alergias de contato é necessário realizar o teste de contato ou patch test. No caso das alergias a medicamentos, é possível realizar o teste de contato para medicamentos e teste de provocação, além do prick test, em alguns casos.
O teste cutâneo pode até ser utilizado para ajudar no diagnóstico de algumas alergias a medicamentos, por exemplo, a penicilina, no entanto, quase sempre se faz necessária a realização de outros testes para confirmar o resultado.
Porém, quando o caso é uma alergia IgE-mediada, tal qual a rinite alérgica e asma, o prick test é chamado de padrão ouro para o diagnóstico, ou seja, o exame que melhor traz resultados eficientes.
Por que realizar o prick test?
Esse é um exame de fundamental importância para ajudar no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças alérgicas.
Geralmente, o teste cutâneo é utilizado nos pacientes para que sejam investigadas doenças como: asma alérgica, rinite alérgica, conjuntivite, dermatite atópica,, alergia a alimentos, alergia a látex, alergia a veneno de insetos.
O paciente, ao saber que possui um determinado tipo de alergia, evitará com maior afinco o contato. Nos casos onde o paciente possui alergia a gato ou ao cão, é possível fazer imunoterapia específica para esses epitélios. Se houver asma e o teste apresentar alergia a ácaros da poeira, é importante manter a casa sempre limpa e arejada, além da imunoterapia (vacinas de alergia) para o tratamento específico.
O teste cutâneo de leitura imediata é muito importante para evidenciar ao paciente a causa da sua alergia, e desse modo, permitir a melhora da sua qualidade de vida.
Clínica Ferraroni, o lugar certo para investigar e tratar sua alergia
A Clínica Ferraroni, com seus 28 anos de experiência, se consolidou como referência no que diz respeito a Especialidade de Alergia e Imunologia.
Na clínica podem ser investigados diferentes tipos de doenças alérgicas, por exemplo, rinite, asma, rinossinusite, dermatite, conjuntivite, urticária, alergia a alimentos e medicamentos, choque anafilático, alergia a látex, etc.
Essas alergias são diagnosticadas através de diferentes procedimentos e um deles é o teste de alergia prick test. Essas e outras doenças alérgicas são investigadas, diagnosticadas e tratadas por meio de procedimentos modernos que trazem o melhor resultado para o paciente.
A missão da Clínica Ferraroni é promover um atendimento do mais alto nível, humanizado, para que, compreendendo o paciente como um todo, tenha a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida.
A Clínica Ferraroni se mostra um centro de referência em conhecimento em Alergia e Imunologia no Centro-Oeste.
Entre em contato agora mesmo e agende seu atendimento com a médica alergista, Dra Natasha Ferraroni.